Todos sabemos da importância do Comércio Eletrônico para as empresas nos dias de hoje, digo hoje dia 05/05, bem no meio da pior crise do século 21, pois estamos passando pela Pandemia do COVID19. Se antes este segmento já vinha ganhando destaque no cenário empresarial, com crescimento médio superior a 10% ao ano, imaginem agora que descobrimos ser fundamental estar presente neste meio para ao menos manter parte do faturamento ativo.
Fica muito evidente que para os próximos anos, possuir uma presença digital se faz tão necessário como ter aquele Departamento Financeiro, comercial, etc. As transportadoras não param, a internet não fecha, não desliga, e com novas tecnologias disponíveis consegue trabalhar quase que em sua totalidade sozinha.
Porem a embalagem e envio ainda são manuais em 99% dos casos, e se você possui um E-commerce ou envia alguns de seus produtos por correios ou transportadores, provavelmente já deve ter enfrentado aquela dificuldade em achar a embalagem segura e que tivesse a medida ideal para proteger seu produto, e diminuir os custos com Fretes, pois muitas vezes o custo do frete é gerado pela medida da embalagem que você envia.
Fazer aquela caixa ideal ajudar a ser mais competitivo, diminui reclamações, melhor sua imagem perante a seus clientes, e gera melhor reputação que ajuda a vender ainda mais, ou seja, uma boa embalagem ajudar sua empresa a crescer. E para isso separei algumas dicas para lhe ajudar com esta missão, veja a seguir:
Agrupe os produtos por tamanhos
Crie alguns poucos grupos de produtos que podem ser usados em uma mesma caixa, desta forma você reduzira a quantidade de modelos, facilitando a compra de embalagens, diminuindo o valor investido e utilizando menos espaço físico para guarda-las em seu estoque.
Além de agrupar os produtos, outra dica é pegar aquele produto de maior giro de vendas, e fazer o possível para que este produto defina a medida da sua caixa, os demais produtos enviados na embalagem devem ser menores. Assim o produto com maior quantidade de venda terá o menor custo de envio, melhorando a margem do seu negócio, e fazendo sua empresa vender mais.
Meu volume de embalagens é pequeno, o que eu faço?
Muitos fabricantes de embalagens disponibilizam caixas em quantidade menores, e em medidas já pré-definidas que se encaixam na maioria dos casos dos clientes e são vendidas em pequenas quantidades.
Busque medidas que atendam as dicas já mencionadas acima, faça compras pequenas e teste para avaliar se atende sua necessidade, somente depois disso faça compras maiores. Assim você garantira a qualidade do seu serviço.
Solicite Amostras e Faça Testes
Solicite amostras das embalagens e faça testes. Coloque os seus produtos dentro. Se o produto for frágil avalie se este seguro. Em Alguns casos muitas empresas fazem testes severos, jogando as embalagens de certas alturas, deixando-as empilhadas por alguns dias, até rolando de escadas. Tudo isso para buscar mais garantias de que o produto chegará em perfeitas condições para o cliente.
Avalie a condição da embalagem após o teste, se a embalagem ficou danificada, provavelmente seu produto também poderá sofrer avarias, existem várias qualidades e espessuras de papelão, e para resolver essa questão as vezes trocar o material da caixa, já resolve o problema. A INBRAPEL trabalha com os melhores fornecedores de matérias primas do País.
Se ainda tiverem avarias após os testes, solicite sugestões de outros modelos, pois existem modelos que conferem mais resistência ao produto. O Importante é que a embalagem faça seu produto chegar em perfeitas condições.
Em alguns casos, após o teste a caixa fica intacta, porem o produto sofre avarias, neste caso acessórios internos para proteção são necessários, abaixo falaremos de alguns acessórios para serem usados com caixas.
Busque acessórios para dar mais Proteção
Quando falamos em Produtos frágeis, todo cuidado é pouco. Para proteger melhor itens de vidro, porcelana, barro e objetos pontiagudos, é preciso caprichar na armazenagem. O ideal é que todas as peças sejam embrulhadas em plástico-bolha, jornal, ou outros materiais de Proteção veja abaixo algumas opções
- Acessórios em EPS (isopor) e Cubos de EPS
- Extrusado de Milho (Conhecido como Chips)
- Plástico Bolha
- Filme Streach (Principalmente para Produtos Banhados a Óleo)
- Jornal ou Papeis
- Bobina Ondulada
- Acessórios Inflados de Plástico
Imprimir na Embalagem?
Sua embalagem terá impressão? Se pretende imprimir em uma embalagem, sugiro que esteja certo de que as medidas estão corretas, pois em muitos casos existem custos para elaborar a primeira impressão, e também custos para alterar a impressão. Então estude cuidadosamente as medidas para evitar custos adicionais. Outra dica que ajuda muito nesta hora é fazer o primeiro lote sem impressão. Assim você consegue avaliar no dia-dia se as medidas atendem bem a necessidade e no próximo pedido adequar a impressão a embalagem correta.
A INBRAPEL faz impressão em várias cores, tanto fora da embalagem como dentro, que tem sido uma grande tendência nos últimos tempos, e ainda contamos com um setor de desenvolvimento de Artes para embalagens que poderá lhe atender nas necessidades desejadas, sempre enviando uma prova de como ficará a impressão para depois realizar o serviço, tudo com o aval do cliente.
Gerencie seu estoque de Embalagens com Atenção
Sabemos que nos dias de hoje a reputação do seu comércio eletrônico é tudo, é parte da fachada do seu negócio, pois está exposta para todos os clientes. Além de não deixar faltar o produto, a embalagem também é superimportante nesse processo. Entregas de embalagens costumam demorar em média de 10 a 20 dias dependendo de cada fornecedor, então esteja sempre atento a quantidade média consumida de embalagens. Essa quantidade consumida pode ser medida em dias ou semana por exemplo. Para facilitar acompanhe quantas embalagens consumiu durante o período de uma semana e anote, faça esse acompanhamento por no mínimo 30 dias e logo terá uma média semanal.
Para ficar mais tranquilo com o estoque de embalagens, faça a compra 30 dias antes da previsão do fim das caixas, para que se tenha tempo de resolver qualquer emergência que possa ocorrer neste período, e assim receber os produtos dentro do prazo determinado. Você também pode programar pedidos para receber com 20 ou 30 dias de antecedência, vale a pena sempre negociar com seu fornecedor.